Esse plano de aula irá trabalhar as relações raciais na escola, e terá como instrumento principal o uso do celular.
Turma: 5° ano
Duração: 2 dias, 8 horas.
Conteúdos: Diferenças étnico-raciais, ético-culturais e desigualdades sociais.
Justificativa: O Brasil é composto por diferentes raças e culturas, formando uma população miscigenada. E tudo isso é decorrente da nossa colonização pelos portugueses, já que quando eles chegaram aqui eles encontraram os índios, e posteriormente trouxeram os africanos como os escravos. Todos esses povos formam a sociedade brasileira, os europeus, indígenas e negros, por isso, dessa imensa diversidade e desigualdade no Brasil. Sabendo da importância dos educandos compreenderem o porque das diferenças raciais e culturais nesse país, esse plano de aula, busca trazer conhecimentos relacionados a esse tema, com uma metodologia diferenciada. No mundo contemporâneo, a tecnologia está em alta, e para facilitar a aprendizagem dos discentes, o celular será utilizado como ferramenta principal, visando uma aula dinâmica e construtiva.
Objetivo Geral
· Compreender a diversidade existente no Brasil, e a importância do respeito ás diferenças.
Objetivos específicos
· Identificar as diferentes raças que formam a população brasileira.
· Entender como se formou a população.
· Perceber as desigualdades sociais no território brasileiro.
Habilidade: (EF05GE03) Identificar diferenças étnico-raciais, ético-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
Metodologia:
· Para a execução dessa aula será necessário que um dia antes o professor avise os educandos para que todos levem um celular para a sala de aula.
1° momento: Atividades permanentes (Oração, música, leitura deleite, calendário e correção da atividade de casa).
Após a correção da atividade, no quadro será escrito o que eles devem pesquisar. Pedir para que os alunos peguem o celular e pesquisem sobre as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais no Brasil no Google. Os alunos irão pesquisar durante 10 minutos. Após todos pesquisarem, fazer uma roda de conversa para que cada um exponha o que pesquisou. Algumas perguntas serão feitas: Como é a população brasileira? Quais as diferentes raças existentes em nosso país? E as culturas? 2° momento: Após a discussão em sala sobre o tema, será criado um grupo no WhatsApp com todos os alunos da turma, e assim, será enviado um link de um vídeo ( https://youtu.be/NU0ObfMQ-4g ), sobre a formação do povo brasileiro, com ele os alunos irão compreender a diversidade racial e cultural existente em nosso país, e como esses povos chegaram. Quando todos terminarem de assistir, cada um deverá fazer um comentário e mandar no grupo do WhatsApp.
3° momento: Será feito uma atividade de fixação sobre o conteúdo, as perguntas serão enviadas para cada aluno no WhatsApp, e eles terão que responder, em seguida fazer a correção e aproveitar e tirar as dúvidas existentes.
4° momento: Será enviado no grupo do whatsApp dois links de vídeo que os alunos deverão assistir. Um irá explicar o conceito de “Desigualdades sociais” ( https://youtu.be/MdFkCbfizAM ), e o outro sobre o porque dessa desigualdade em nosso país (https://youtu.be/Xjo2E5RCuUA).
5° momento: Todos os alunos deverão baixar em seus celulares o aplicativo Skedio, de fazer desenhos. Será solicitado que cada aluno produza um desenho de acordo com tudo que foi estudado. Os discentes poderão mostrar a diversidade do país e a desigualdade social no Brasil, usando a criatividade e os conhecimentos que foram construídos. Quando o desenho estiver pronto, eles deverão escrever um texto falando sobre a sua imagem, da importância do respeito as diferenças e associá-lo aos conteúdos que foram estudados.
6° momento: Será feito uma página no facebook e nela serão expostos todos os desenhos e textos produzidos pelos educandos. Para finalizar a aula, todos entrarão na página para ver a diversidade nos desenhos, e perceber as diferenças étnico-raciais, ético-culturais e as desigualdades sociais no Brasil, além disso, serão impressas todos os desenhos e textos, para que sejam expostos no pátio da escola.
Recursos: Celular, lousa, pincel, impressora, tinta e folha A4.
Avaliação: Será contínua, observando a participação nas discussões, interação, produções e aprendizagem nas atividades propostas.
Referências bibliográficas:
BRASIL, Ministério da Educação. Base comum Curricular. Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2016.
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